quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O que você faz quando está sozinha, Leilá?



      Essa é a história de um amigo fura-olho. George Harrison, dos Beatles, conheceu a formosa Pattie Boyd nas gravações do filme A Hard Day's Night e, já no mesmo dia, perguntou se ela queria se casar com ele na próxima terça-feira. A resposta negativa não o intimidou, tanto que, dias depois, a garota acabou aceitando a proposta, alegando que George era o homem mais bonito que ela já tinha visto na vida. Os dois se casaram dois anos depois, foram felizes por um tempo e George compôs Something para ela, até que tudo começou a ruir com a constante busca espiritual do beatle, além de sua "irrevogável infidelidade”.
     Eric Clapton, o Deus, apareceu na vida do casal no fim dos anos 60, quando ele e George se tornaram muito amigos e começaram a compor e tocar juntos. A bela While My Guitar Gently Weeps (Beatles, White Album) conta, aliás, com solos de Clapton, que acabou se envolvendo com Paula (irmã quase-gêmea de Pattie que vivia na casa dos Harrison). Ela o largou após ouvir LAYLA – a confirmação de que ela era uma espécie de estepe. Na verdade, Clapton era enlouquecidamente apaixonado pela esposa do amigo George. Cegamente ele tentava persuadir Pattie a deixar o amigo, mas nunca dava em nada. Chegou até a ameaçar tomar heroína (mais um de seus vícios) em tempo integral, caso sua musa inspiradora não fosse morar com ele. Ela recusou, mas tudo não passou de um blefe.

      Tal paixão o levava à loucura, assim como no conto árabe “Majnum e Layla”, que narra um amor proibido. A situação dos dois era diferente, mas ele gostou do título e do tema. “Este conto me comoveu e inspirou profundamente”, disse Clapton várias vezes por aí. É tão verdade que os frutos dessa inspiração se tornaram LAYLA, uma das músicas mais fodas da história do rock. Começa com um lick de guitarra fodão, criando um belo clima rock ‘n roll. Segundo as memórias de Clapton (belo livro, aliás. Veja aqui), ele tocou a composição para Pattie numa festa e, na mesma noite, ela confessou a George que gostava do amigo Eric. “Ele tocou para mim a música mais poderosa e tocante que eu já havia escutado”, disse.

     Chamar a garota de outros nomes era comum, afinal, “chamá-la de Pattie significava reconhecer que ela ainda era a mulher de George. Chamava-a de ‘Nell’, ‘Nelly’ ou às vezes ‘Nello’.” Mesmo com tal confissão, ela e George continuaram juntos por alguns anos e os rapazes, amigos. Em 1977, no entanto, Pattie se divorciou do beatle calado e casou-se com Clapton dois anos mais tarde. “Eric fez essa declaração pública de amor e eu resisti às suas intenções por muito tempo – eu não queria deixar meu marido [George]. Mas quando as coisas começaram a ficar realmente ruins, tivemos que nos separar”, contou Pattie numa entrevista para o jornal The Guardian, em 2008.
     O engraçado é que os músicos continuaram muito amigos. George, inclusive, tocou no casamento de sua ex-esposa com Clapton numa sessão de jams com Paul McCartney e Ringo Starr. Por algum motivo, John Lennon não recebeu seu convite, o que impediu um possível “último show” ou reunião dos ex-Beatles, que há muito não se encontravam. Mais engraçado ainda é a indiferença de George, que não se sentiu traído ou mal com o romance dos dois. O companheiro de banda de Clapton (Derek And The Dominoes) Bobby Whitlock narra um diálogo curioso entre os dois: “‘Você pode tê-la’, disse George para Eric, que ficou muito surpreso: ‘Estou tomando sua esposa de você!’. O beatle, indiferente, apenas respondeu ‘leve-a’.”

Curiosidades


- O piano, ao final da canção, se tornou famoso como trilha sonora do filme Goodfellas. Essa parte surgiu naturalmente nos ensaios para a gravação e Clapton gostou.
- Há uma versão acústica, gravada para a MTV em 1992. O novo arranjo é marcado pela diminuição do andamento e a ausência da parte final.

Links

Leia a letra aqui
Toda a trama pode ser conferida no livro que Pattie escreveu (Wonderful Tonight: George Harrison, Eric Clapton, and Meaqui)

2 comentários:

  1. Talvez a música mais empolgante da história do rock.
    Não sabia dessa do George ter tocado no casamento dos dois! Você esqueceu de comentar da 'competição de guitarra' entre os concorrentes...
    Gosto muito das suas histórias emprestadas, de você contando.

    Beijoca
    L.

    ResponderExcluir